Acidente envolvendo motocicleta e um Fiat Strada deixa um ferido em cruzamento urbano em Monte Santo-BA

Um acidente ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira na cidade Monte Santo - Ba. Segundo informações, Lucas Coelho de Andrade Silva de (19 anos) conduzia uma motocicleta pela Avenida Euclides da Cunha quando próximo ao Posto Altar do Sertão um veículo Fiat Strada cruzou a Avenida vindo de uma Rua paralela à Praça São Sebastião e os dois se chocaram violentamente, fazendo com que o motoqueiro fosse arremessado alguns metros. Lucas sofreu algumas escoriações no braço e dois cortes na região do joelho, aparentando ter sofrido também alguma fratura nessa região ao que foi socorrido e levado até a Unidade de Pronto Atendimento -UPA  que fica a 100 metros do local do acidente para receber os primeiros socorros.

RAIO X

Ao chegar a UPA Lucas foi informado que não poderia fazer os exames para constatar alguma fratura proveniente do  no acidente, pois o aparelho de Raios-X encontrava-se inativo há mais de uma semana por problemas técnicos. A vítima teve que ser encaminhada até o Hospital da cidade mais próxima, Euclides da Cunha, para fazer os exames. Nossa Equipe entrevistou algumas pessoas que informaram que muitas vezes precisaram sair da Unidade e até pagar do próprio bolso para fazer exames de Raio-X por conta de graves problemas na manutenção do equipamento, que vem se agravando desde a antiga gestão. 

A Equipe do montesanto.net também entrou em contato com o atual Secretário Municipal de Saúde que apresentou Nota explicativa sobre o problema com o aparelho de Raios-X.

SECRETÁRIO DE SAÚDE EXPLICA PROBLEMAS COM RAIO X

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Danniel Sann Dias esclareceu ao Site o seguinte:. Que o equipamento de Raios-X do Município enfrenta, de fato, sérios problemas e que isso não vem de agora. Que  desde que assumiu a Secretaria foram empregados todos os esforços para a reativação do aparelho, uma vez que que o mesmo encontrava-se desativado há meses, da antiga Gestaão, deteriorando-se e sem qualquer estoque do material utilizado para revelação das imagens. Após contratação de uma  Empresa de manutenção e calibração e da compra do material, o aparelho foi reativado, no entanto há uma semana voltou a apresentar problemas. Segundo informação do antigo prestador de serviço, o defeito foi originado pelo fato não ter sido contratada empresa especializada para o desmonte e consequente transporte e foi instalação na UPA na época em que o Hospital Monsenhor Berenguer foi demolido e isso foi o motivo que levou à depreciação do importante equipamento. Não obstante, assim que o equipamento voltou a apresentar novos defeitos, além de providenciar seu conserto a Secretaria Municipal de Saúde, objetivando garantir uma assistência de qualidade, especialmente a vítimas de acidentes, buscou estabelecer parcerias com serviços de Raios-X em outros Municípios para que o cuidado da população fosse mantido, razão pela qual o paciente citado na materia acima foi deslocado pra outro Município. 

O Secretário destacou ainda que a Gestão atual recebeu a UPA sem médico, sem material hospitalar e sem medicamentos, inclusive os essenciais ao seu funcionamento, mas a credibilidade do atual Prefeito junto aos fornecedores e o planejamento prévio e eficiente da sua Equipe, no sentido de agilizar o suprimento necessário, garantiu a manutenção da UPA que, como já foi dito, pelo fato da demolição do único Hospital do Município, vem esta Unidade de Pronto Atendimento funcionando como Hospital e tudo isso foi garantido à população já no primeiro dia de Gestão. 

Solicitou o Secretário, por este canal de Comunicação que os munícipes que alegam terem precisado de sair da Unidade para e pagarem do próprio bolso para fazer exames de raios-X em outra localidade que o procure para apuração da denúncia dado que considera este tipo de ocorrência inadmissível e tem se empenhado para manter a Unidade abastecida e com ampla oferta de serviços, muitos dos quais ausentes na maioria dos Hospitais da Região.

Lembrou ainda o Secretário Danniel Dias que é igualmente inadmissível que um Município com as dimensões e com as características epidemiológicas de Monte Santo viva sem um Hospital, referindo-se ao Hospital Municipal Monsenhor Berenguer que atendia não apenas nossa população, mas a toda Região, uma Região carente e distante dos grandes polos regionais.  De modo irresponsável e sem planejamento esse Hospital foi demolido sem autorização dos órgãos de controle e sem planejamento orçamentário pelo ex-gestor. Por essa razãol a atual Gestão, em especial ao Setor de Saúde, tem articulado em todas as instâncias a sua reconstrução.

Estamos investindo pesado na assistência especializada e de urgência. Contamos com 3 médicos emergencistas diariamente, cobertura 24 horas de obstetrícia e cirurgias de urgência; Laboratório,  Eletrocardiograma, Ultrassonografia de urgência, Neurologista, Cardiologista, Ortopedistas, Urologista, Pediatra, Gastroenterologista, Otorrinolaringologista, Ginecologista, além de termos dobrado o efetivo corpo de Enfermagem, oferecendo uma assistência que nenhum outro Município da Região oferece, embora em espaço limitado. 

O Secretário Danniel conclui informando que está disponível para ouvir qualquer cidadão em seu gabinete ou através do e-mail smsmontesanto@gmail.com para quem desejar reclamar ou sugerir melhorias, ao tempo que convida a população para o Conferencia Municipal de  Saúde que está sendo planejada para ocorrer no final desse mês (julho). Aproveitou a oportunidade desse esclarecimento público para convidar a  Gestão anterior para participar do debate, expor experiências vividas e esclarecer à população sobre os pleitos por eles apresentados à impressa local.
Acidente envolvendo motocicleta e um Fiat Strada deixa um ferido em cruzamento urbano em Monte Santo-BA Acidente envolvendo motocicleta e um Fiat Strada deixa um ferido em cruzamento urbano em Monte Santo-BA Reviewed by Da Redação on 06:51 Rating: 5

Nenhum comentário

Mais notícias recentes