Prefeito de Jeremoabo vira réu por fraude em contrato de limpeza pública
Prefeito de Jeremoabo/BA , no Nordeste baiano, Derisvaldo José dos Santos, mais conhecido como Deri do Paloma (PP), se tornou réu na Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).
A decisão, anunciada nesta segunda-feira (3), é resultado de acusações de fraude em dispensa de licitação para contratos de limpeza pública e coleta de resíduos sólidos.
Segundo o Ministério público do estado da Bahia (MP-BA), Deri do Paloma é acusado de beneficiar a construtora São João Batista LTDA em um contrato orçado em R$ 1,6 milhão.
A contratação teria sido feita sob a justificativa de emergência municipal, um argumento que permitiria a dispensa de licitação.
O MP-BA alega, no entanto, que o gestor teria retirado uma empresa concorrente da disputa alguns dias depois, favorecendo diretamente a construtora São João Batista LTDA.
O órgão destaca ainda que a empresa contratada não possuía nenhum veículo cadastrado no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), evidenciando mais uma incongruência no processo.
A ação contra o prefeito de Jeremoabo não se restringe a este caso.
Deri do Paloma também é alvo de uma Comissão Parlamentar de inquérito (CPI). na Câmara de Vereadores.
Os legisladores investigam suposto beneficiamento de uma empresa de autopeças pertencente ao sobrinho do gestor.
A acusação afirma que, desde 2019, os contratos da prefeitura com as empresas do sobrinho do prefeito ultrapassaram o valor de R$ 3 milhões, indicando um possível esquema de nepotismo.
O prefeito Derisvaldo Santos já tinha se tornado réu em 2021, em uma ação semelhante de fraude em dispensa de licitação.
Na ocasião, o Tribunal de Contas Municipal (TCM) também o penalizou pelo mesmo motivo.
Os novos processos judiciais contra o prefeito de Jeremoabo acendem um alerta sobre a gestão dos recursos públicos no município.
A apuração dos fatos e os possíveis desdobramentos da ação penal contra Deri do Paloma serão acompanhados de perto pelos cidadãos de Jeremoabo e por todo o estado da Bahia.
Fonte: Portal Chico Sabe Tudo/imagem